II Resenha II O Amor nos Tempos do Ouro

7 de fevereiro de 2017

Título: O Amor nos Tempos do Ouro
Gênero: Romance I Romance de Época
Autor: Marina Carvalho
Editora: Globo Alt
Formato: Ebook I Físico
Avaliação: 

Sinopse: "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?" Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Comentando...

     Século XVIII. Brasil. Um romance em uma época que por aqui não tinha nada de glamouroso como costumamos encontrar em outros livros. Você vai encontrar uma narrativa do Brasil Colônia que está em muitos livros de história, e depois de meses de pesquisa, Marina Carvalho nos presenteou com um romance ousado para época. E a linguagem usada foi outro ponto maravilhoso na narrativa. No início achei um pouco complicado, mas com o decorrer da leitura, fui me adaptando e ficou incrível, não poderia ter sido feito melhor.
Obrigada a vir para o Brasil, Cécile uma jovem franco-portuguesa de 19 anos se vê forçada a se casar com um velho amigo do seu tio(velho mesmo) e apesar de estar sofrendo com isso, não se deixa abater e vai encontrar em Fernão a força para lutar por sua “liberdade”.
Cécile em pouco tempo deixou de ser uma menina para se tornar uma mulher forte e determinada, adoro personagens assim e Marina Carvalho soube fazer isso com maestria. Já Fernão, um homem solto no mundo e bem longe de querer qualquer compromisso, se vê perdido com sentimentos que nunca teve.
Não sou bom com as palavras nem costumo temer o desconhecido, embora esteja aqui, debruçado sobre esta folha, com a pena entre os dedos e o coração aos pulos. Tudo porque a necessidade de me fazer entender, até para mim mesmo, anda a me consumir.
Receio ter deixado crescer um sentimento por ti. Receio estar encantado por tua pessoa.
Receio ter perdido a cabeça. Inferno! Jamais conseguirei fazer isto.”
História linda e emocionante, com momentos tensos. A escravidão está presente e mostrada com bastante realismo que ficamos apreensivos, assim como Cécile, que não aceita os castigos impostos aos negros e tenta ajudá-los o quanto possível. Fez lembrar até a novela Escrava Isaura e tantas outras.

Não conhecia a escrita de Marina Carvalho, mas sinto que comecei com pé direito. Os personagens foram muito bem construídos que te cativam já na primeira cena deles, como Hasan, Akin e Malikah. Já Fernão, além de lindo, é um homem com princípios que reconhece em Cécile uma mulher forte por quem se encanta e descobrimos que é um homem incrivelmente carinhoso, respeitador, protetor e romântico, sim romântico. Mesmo ele se classificando como bruto, o amor por Cécile o transforma e suas cartas são cheias de um sentimento novo que mesmo ele ainda não entende.
Perdoa-me, embora eu saiba que tu jamais lerás estas palavras bobas. Os tambores lá fora, o calor da noite e a aguardente deixaram-me tolo. Que nada! É mais honesto assumir: tu, somente tu, tens o privilégio de transformar-me em um bocó, dos mais apaixonados.
          O Amor nos Tempos do Ouro é um romance de época, com escrita perfeita, linguagem nova para mim, com a história do Brasil relatada para nenhum professor colocar defeito (deveria ser adotado como leitura nas escolas, só acho kkkk) e um casal encantador. Recomendadíssima a escrita de Marina Carvalho, para você que não conhece é uma ótima autora, e é nacional!!!!!

:::::Quote Favorito:::::


E em breve:

2 comentários

  1. Amo romances de época e se passando no Brasil,então! Acho lindo que escritores nacionais contemporâneos façam trabalhos como esse. Já estava ansiosa por ler, agora ainda mais. Bela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, então vai gostar dessa história de época que pra mim foi bem diferente do que já li em outros romances.
      ❤😘

      Excluir